Cresça no mercado digital com segurança jurídica!

Tive minha conta na rede social desativada! O que fazer?

Uma prévia do que você vai conferir neste artigo:

Caro(a) leitor(a), essa é uma dúvida que não é somente sua.

Convenhamos, as redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube, TikTok etc.) têm um péssimo hábito de te deixar na mão quando você mais precisa. E isso não exclui absolutamente ninguém.

Vem cá, se você é:

intro - Wallisson Alves Advogado - Tive minha conta na rede social desativada! O que fazer?

Cá entre nós, como você, são muitos (milhares, senão milhões) que passam por esse desgosto todos os dias. E, infelizmente, as redes sociais parecem não se importar o suficiente para implementar uma mudança de postura para evitar que situações como essa continuem acontecendo.


Imagino que você agora pode até ter se questionado: e então? Se isso acontece com frequência e com tanta gente, como eu posso evitar para que aconteça comigo? E o que eu posso fazer se isso acontecer?

Zack Galifianakis - Wallisson Alves Advogado - Tive minha conta na rede social desativada! O que fazer?

Calma! O fato de acontecer com muitas pessoas (e ser um perrengue grande para elas) não quer dizer que tudo está perdido. A depender do caso e de como você aja, a sua conta pode sim ser reativada e você conseguirá contornar essa situação desagradável. 

Então se você ou algum conhecido seu está passando por esse problema nesse exato momento, eu me proponho a apontar o farol para o caminho certo, para que você encontre a chave que vai te tirar dessa jaula!

Então, eu te peço só um pouquinho de paciência e muita atenção às palavras que vou escrever a partir daqui, porque, após um estudo cuidadoso de situações similares à que você está passando, posso ousar te propor uma solução para a reativação da sua conta.

As redes sociais não estão nem aí para você!

Infelizmente, as redes sociais não se importam com você! Imagino que, ao descobrir que sua conta foi desativada, sua primeira reação foi desespero entrar em contato com uma central de atendimento para entender por qual motivo essa situação desagradável aconteceu com você.

A realidade é que, muito provavelmente, você vai bater em uma parede. Além de não se importarem com você, existe uma grande possibilidade de as redes sociais te entregarem uma resposta extremamente clichê e padrão, acompanhada de alguns passos a serem adotados que vão te levar ao mesmo lugar onde tudo começou…

Isso vai acontecer porque a queda da sua conta vai ocorrer por um suposto descumprimento das Diretrizes da Comunidade ou dos Termos de Uso daquela rede social, mas o grande problema é que ninguém, absolutamente ninguém, vai saber te dizer QUAL diretriz ou termo que você descumpriu!

Sinto lhe informar que, infelizmente, caso sua conta seja desativada, não vai ser a rede social quem vai facilitar sua vida.

Penny - Wallisson Alves Advogado - Tive minha conta na rede social desativada! O que fazer?

As redes sociais têm uma reputação tão ruim quanto a do Vladimir Putin esses dias…

Agora deixa eu te explicar por qual motivo você não vai conseguir recuperar sua conta diretamente com a rede social.

Se você bater no muro das diretrizes e dos termos de uso, você vai ficar procurando uma justificativa para a desativação da sua conta dentro de um quarto escuro com uma venda sob seus olhos e alguns algodões para tapar seus ouvidos.

Eu te digo isso porque, se você fizer uma busca bem rápida na reputação das redes sociais no Reclame Aqui (cá entre nós, a primeira coisa que você faz quando vai comprar alguma coisa online é entrar no Reclame Aqui para averiguar a reputação de uma empresa), você vai encontrar uma resposta bem decepcionante para o tamanho e o porte dessas plataformas.

Olha só:

    • A nota do TikTok é 4.9
    • A nota do Instagram é 2.4
    • A nota do Facebook é 4.9
    • O Youtube nem nota tem, para você ter uma ideia

 

Além da vergonha alheia baixa nota, os dados do Reclame Aqui apontam que, além de demorado, o retorno não vem para todos que registram suas insatisfações por lá contra os descasos cometidos pelas redes sociais.

Um outro caminho que você pode seguir é preencher o formulário que o próprio Instagram disponibiliza para que você reporte a sua insatisfação. Entretanto, sinto te dizer que, muito provavelmente, você terá que preencher esse mesmo formulário inúmeras vezes e contar com a sorte para que alguém do suporte te responda. 

Pois é, não tá fácil não! Ninguém tem muita disposição para te ajudar ou te explicar porque você teve sua conta desativada.

Mas, se ninguém me ajuda, como eu recupero minha conta?

Você provavelmente vai me dizer agora que eu só te trago problemas… mas e a solução? Se estão todas as chances contra você, é melhor considerar a batalha como perdida?

De jeito nenhum! Enquanto as redes sociais preferem que você seja aquela pessoa, que vai se conformar com o banimento e vai acabar criando outra conta para evitar estresse, eu te digo que existe uma forma de você recuperar a sua conta desativada!

Mas isso vai depender, é claro, de você estar disposto a fazer a coisa acontecer! Ou você prefere desistir de um perfil que foi construído com tanto carinho ao longo dos anos (talvez, literalmente, a ferro, fogo e sangue), tantos relacionamentos e audiência que foram criados e ter de começar TUDO do ZERO simplesmente porque o serviço das redes sociais não funciona?!

Vamos à busca da solução?!

Calma, os Tribunais estão do seu lado!

MIB - Wallisson Alves Advogado - Tive minha conta na rede social desativada! O que fazer?

Vamos lá, se absolutamente NADA funcionar, essas são algumas razões que são extremamente relevantes para que os Tribunais fiquem do seu lado.

Saiba que as redes sociais são OBRIGADAS a te explicar os motivos pelos quais a sua conta foi desativada.

Na realidade, quem vem falando isso, a torto e a direito, são os Tribunais ao redor do país, que já falam aos quatro ventos que as redes sociais têm de te dar a oportunidade de se defender antes de sua conta ser desativada.

Mas como assim? Defesa? Para reativar minha conta?

É isso mesmo. Quando as redes sociais não te explicam os motivos que elas nem sabem quais são pelos quais sua conta foi desativada, elas estão descumprindo uma garantia constitucional chamada de contraditório e ampla defesa.

Em suma, elas teriam que informar para você qual diretriz ou termo de uso foi descumprido e, depois de ter lhe dado a oportunidade de se justificar e até mesmo adequar sua conta àquelas diretrizes, somente em ÚLTIMO CASO, poderiam desativar sua conta!

Isso é elementar. E é para isso mesmo que, se você estiver disposto a buscar os seus direitos, saiba que um advogado especializado no assunto pode te ajudar na missão da reativação da sua conta. 

Pensa bem, por mais que você não pague diretamente para utilizar uma rede social, o fato de você consumir produtos e propagandas patrocinadas dentro daquela plataforma torna você, para todos os efeitos, um consumidor.

E como qualquer consumidor, você tem o direito de ser informado acerca do produto que você vem consumindo ou o serviço que uma empresa está prestando a você.

TODAS essas questões se unem como as joias do infinito do Thanos que, na realidade, são os direitos que vão fortalecer um pedido que vai ser apresentado na justiça, com o objetivo de tentar recuperar sua conta.

Thanos - Wallisson Alves Advogado - Tive minha conta na rede social desativada! O que fazer?

Ah, e não esquece, se a desativação da sua conta gerou uma perda de receita, oportunidade ou te deu algum prejuízo financeiro, você pode, também, pedir para um juiz ou juíza para que essa dor de cabeça lhe seja reparada por meio de uma indenização, seja ela decorrente desses danos materiais, ou até morais, a depender do caso.

Por mais poderosas que elas sejam, as redes sociais, apesar de espernearem, vão precisar devolver sua conta, desde que, óbvio, cada peça desse quebra cabeça se una da forma como foi descrito acima (o que é muito provável que tenha acontecido, se você chegou até aqui).

Essa, caro(a) leitor(a), é a forma mais segura para recuperar uma conta desativada, quando nada mais funciona.

Pode parecer chato, mas uma coisa é certa: sempre vale a pena batalhar por algo que você se dedicou e construiu com tanto esforço!

Aí vai um pequeno detalhe, tá? Sucessos passados não são garantia de sucessos futuros, mas, se considerarmos o comportamento que, aos poucos, os Tribunais vêm padronizando, você tem uma arma poderosíssima que pode ser utilizada contra as redes sociais para recuperar uma conta cuja desativação sem motivo pode, inclusive, trazer prejuízos ao seu bolso.

Se você ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato ou visitar nosso perfil no Instagram (@wallisson.alves), onde você vai encontrar diversos conteúdos e dicas semanais pensadas para deixar você cada vez mais conectado(a) com os seus direitos.

Dúvidas?

Como podemos te ajudar?