Você está em um dia comum na sua agência, quando um cliente te manda mensagem desesperado: o infoproduto vazou na internet e está sendo disponibilizado em um site como pirataria digital.
Bate aquele desespero, afinal, o que fazer?
Se você está passando por isso, viemos te acalmar, tem sim o que você fazer!
Onde ocorreu o vazamento?
A primeira pergunta que precisamos responder ao se falar em pirataria digital é se estamos falando de um vazamento no Drive, no YouTube, no Facebook, em um site, entre outros locais. Plataformas diferentes possuem prazos e procedimentos diversos por serem diferentes empresas.
Neste ponto, é importante fazer um mapeamento completo com ajuda profissional, porque é provável que os arquivos estejam em vários lugares e será necessário a remoção de todos eles. Para isso, será necessário sistemas de gerenciamento de direitos autorais, entre outras medidas avançadas.
Remoção dentro das plataformas
Sabendo onde ocorreu o vazamento, inicia um trabalho mais especializado de desindexação de páginas e, posteriormente, derrubada desses sites, bloqueio de contas, contato com o suporte de plataformas para atendimento rápido das demandas.
O prazo para que as empresas atendam os pedidos varia bastante, podendo ser de poucas horas até cerca de uma semana. Por isso, agir rapidamente e tomar todas as medidas necessárias pode significar a diminuição de um prejuízo de milhares de reais.
Durante esse trabalho, é muito importante que o infoproduto esteja registrado para que seja reconhecido direito autoral. Esse é um trabalho que pouquíssimas agências orientam seus clientes e que fazem uma grande diferença.
Aqui no Wallisson Alves Advogado, trabalhamos continuamente para a prevenção e reparação de danos causados pela pirataria digital.
Para mais informações, fale conosco.
*FOTO: VISUAL CONTENT/CREATIVE COMMONS